terça-feira, 26 de maio de 2009

HISTORIA DA MODA - DECADA DE 20


ANOS 20

A MULHER ASSIMILA OUSADIAS


Uma década de prosperidade e liberdade, animada pelo som das jazz-bands e pelo charme das belas mulheres modernas da época, que frequentavam os salões e que traduziam no seu comportamento e modo de vestir o espírito da chamada era do jazz.
Na sociedade dos anos 20, além da ópera ou do teatro, também se frequentavam os cinematógrafos, que exibiam os filmes de Hollywood. As mulheres copiavam as roupas e as atitudes das atrizes famosas. Como a cantora e dançarina Josephine Baker que provocava alvoroço nas suas apresentações, sempre com trajes ousados.
Livre dos espartilhos, usados até o final do século XIX, a mulher começava a ter mais liberdade e já era permitido mostrar as pernas e usar maquiagem. A boca era carmim, pintada para parecer um arco de cupido ou um coração; os olhos eram bem marcados, as sobrancelhas tiradas e delineadas a lápis. A tendência era ter a pele branca, o que acentuava os tons escuros da maquiagem.
A silhueta dos anos 20 era em “forma de tubo”, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos agitados e estonteantes exigidos pelo Charleston. Dança enérgica, com movimentos para os lados a partir dos joelhos. A mulher naquela época pedia liberdade de movimentos e a moda parisiense começou a mostrar as novas roupas que estreitam os quadris. A silhueta esbelta faz com que as mulheres fiquem cada vez mais parecidas com rapazes, o que se tornou cada vez mais evidente com o novo corte de cabelo , ainda mais curto que os já usados. As meias eram em tons de bege, parecendo pernas nuas. O chapéu deixava de ser obrigatório e ficava restrito ao uso diurno.O modelo mais popular era o "cloche", enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, a “garçonne”.
A mulher “sensual” era aquela sem curvas, seios e ancas pequenas. A atenção era mais voltada para os tornozelos.
A jovem mulher moderna trocava assim, o corpete por um visual mais arrojado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário